domingo, 13 de outubro de 2013

Introdução


Dentro do tema Estado Novo, optei por pesquisar sobre as Províncias Ultramarinas uma vez sempre foi um tópico que me suscitou interesse, não só devido à forma como os africanos colonizados pelos portugueses foram tratados, mas também pelo enorme esforço que Salazar fez para passar para o estrangeiro uma imagem completamente diferente da realidade.
Aqui vou abordar, em primeiro lugar, a contextualização histórica para que seja perceptível a forma como tudo começou; quais eram os ideais de Salazar; os valores pelos quais se seguia; o que o levou a insistir tanto em manter anexadas a Portugal, as colónias africanas. Em seguida explicar a transição do termo «Império Colonial» para «Províncias Ultramarinas», qual foi o motivo desta alteração e que mudanças aconteceram nas províncias com a supressão do Acto Colonial de 1930.
Sabendo das pressões sofridas por parte, especialmente, da ONU, para que afirmassem os direitos dos povos africanos, entregando-lhes a sua liberdade, o que fizeram para conseguirem manter as províncias durante tanto tempo, até mesmo depois da morte de Salazar. Quais foram as soluções encontradas? Que tipo de propaganda fazer o Estado Novo? Como era? São algumas questões a que vou responder ao longo do trabalho desenvolvido.