Propaganda


3 - Crianças de diversas etnias apelando por Portugal
Apesar de tudo, não bastou apenas uma troca de palavras (colónias por províncias) para manter os territórios Ultramarinos. Salazar teve que investir em publicidade que fizesse as pessoas tanto em Portugal, como no estrangeiro, acreditar que as Províncias Ultramarinas eram de facto parte integrante da nação lusitana.

Nesse sentido, uma série de periódicos de temática ultramarina começaram a ocupar páginas de jornais e de revistas, que se esforçavam por alargar o reduzido espaço que, por vezes, as notícias coloniais ocupavam na imprensa. No entanto quase todos eles inovaram pouco no modo de transmitir os seus objectivos, sendo que continuavam a dirigir-se a um público muito específico. Resumidamente, as notícias continuavam a ser, praticamente, dirigidas para os círculos ultramarinos. Nas publicações recorriam a tabelas e dados sobre a riqueza económica das parcelas ultramarinas, com o intuito de atrair potenciais colonos.

Mas apesar da economia ocupar um maior volume das páginas, os temas como cultura dos «indígenas», a beleza das paisagens, as impressões de viagem e as privações romanceadas do quotidiano dos colonos tenderam a ocupar uma parte significativa. Foi o Jornal da Europa que, antecipando o que o Estado Novo iria fazer, combinou a literatura e a propaganda, numa tentativa de cativar os leitores recorrendo a belas fotografias e ilustrações.

O Estado Novo tentou cativar as populações através da paisagem, dos hábitos, da moral, das estranhas e burlescas tradições, antiquíssimas e ingénuas legendas dos indígenas, a sua mentalidade primitiva, o seu folclore e a sua história oral. Passavam estas mensagens através de belíssimos cartazes de propaganda que divulgavam e prometiam, na sua maioria, um mundo selvagem por explorar; tribos indígenas e culturas para conhecer; paisagens com cascatas ao fundo e vida selvagem no seu meio natural. Levando a, quem visse sem nunca lá ter estado, que a vida do colono europeu em África, estava recheada de acontecimentos incríveis e de aventuras.

4 - Cartaz de propaganda ao "Ultramar Português"

5 - "Passe umas férias inéditas em África, lê-se no cartaz

Sem comentários:

Enviar um comentário